Learningflix
UX Design, Branding, Padrões e Design de Interfaces
Criação do design de produto, Arquitetura de Informação e Usabilidade



Ao embarcar na jornada de concepção de um produto digital, precisei mergulhar na essência da marca, forjando identidade visual e estratégias de branding que pudessem transcender a estética.
À medida que o produto amadurecia, testemunhei a metamorfose surpreendente: uma plataforma de ensino inspirada no streaming. Onde o design não apenas guiava a estética, mas também influenciava a experiência de aprendizado, unindo forma e função de maneira inovadora.
Quando se trata da evolução do Learningflix, me sinto como arquiteto não apenas da estética, mas da própria experiência educacional digital.
ANO
2018 a 2023
PROJETO
UX e UI Design
Branding
Visão Geral
PAPEL
UX E UI Designer
Diretor de Arte
O Learningflix surgiu do desejo, da então LEO Learning, de criar um produto que servisse como um catálogo de cursos. Como uma alternativa para empresas com um orçamento restrito para projetos muito customizados.
O produto cresceu, se tornou referência para a concorrência e hoje é uma plataforma LMS e LXP com inteligência artificial.
Como UX e UI designer me vi diante do desafio de arquitetar as informações de um produto e como isso se comportaria com a interface, para garantir uma experiência satisfatória. Quando estive como Diretor de Arte, precisei capacitar uma equipe no uso da marca e na construção das telas.
Qual o desafio?



Branding
Quando o Learningflix foi lançado em 2018, a marca trazia uma paleta simples com duas cores complementares. A seta foi adicionada por representar o play, além de separar sutilmente o learning do flix, garantindo o destaque para ambas.





Interface
Em 2020 o produto se ramificou em novos formatos, e foram criadas trilhas de aprendizagem agrupando várias webséries. Para acompanhar a mudança, a paleta de cores cresceu, a seta deu lugar a uma elipse, trazendo a ideia de algo completo, que engloba vários formatos.
Quando rascunhava esboços para a primeira marca, realizei avaliações heurísticas para identificar que elementos o Learningflix poderia incorporar das plataformas de streaming, ou como poderia ser adaptado para que funcionasse em um e-learning.
Com a premissa do Learningflix sendo o edutainment, a arquitetura das informações precisava ser diferente do formato tradicional de e-learning. Então a interface precisava explorar recursos instrucionais, usando gifs ou comandos automatizados.

No segundo semestre de 2023 iniciei um estudo para uma possível atualização da marca, até para refletir a mudança do produto para uma plataforma de fato. A tipografia foi alterada para se aproximar da marca da Revvo, e a elipse ganhou um formato angular.

Foi preciso estabelecer um padrão para tudo! Primeiro porque um público muito variado teria acesso a ele, então precisei garantir que todos eles conseguissem chegar a tela de conclusão. E segundo porque a equipe de produção crescia rapidamente e eu precisava coordenar a produção de vários títulos simultaneamente.
Hoje o Learninflix conta 23 trilhas de formações, mais de 100 webséries contabilizando mais de 600 episódios.








